segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Jantaradas... e futebol fora dos canais abertos

O ministro Miguel Relvas justificou hoje a decisão de excluir os jogos da I Liga dos eventos de interesse público com as finanças da RTP e adiantou que as transmissões totais custaram ao canal 109 milhões de euros desde 2004.
O PS perguntou ao ministro Miguel Relvas, num requerimento a que a Lusa teve hoje acesso, porque acabou a transmissão de jogos da I Liga de Futebol nos canais de televisão gratuitos, "estranhando" uma decisão que parece apenas beneficiar quem tem os direitos de transmissão no cabo.
Em resposta aos socialistas, o Ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares disse que esta decisão tem o "único objetivo de beneficiar os interesses dos contribuintes" e anexa um quadro com os custos para a RTP de emitir jogos de futebol.

109,5 milhões de euros gastos


"Decerto o senhor deputado, e o partido que representa, não ignora que, ao contrário do que afirma sobre a 'gratuitidade', os direitos de transmissão de jogos da Liga portuguesa, e outros, custaram à televisão pública, entre as épocas de 2004-2005 até à atualidade, os valores constantes do mapa anexo", afirma Miguel Relvas.
( o DR. Relvas apenas omite que o negocio beneficiou sempre o mesmo, ou seja, o mesmo oliveira da sporkoTV e do grupo da CS que comprou a credito não pago.)
Segundo as contas do governante, entre as épocas 2004/2005 e 2013/2014, a RTP gastou na totalidade 109,5 milhões de euros, entre jogos do campeonato, da Taça de Portugal ou da Liga dos Campeões.
Miguel Relvas argumenta ainda que o "esforço" da reestruturação financeira da RTP "não poderia ser consolidado gerando mais despesa e reclamando mais sacrifícios dos contribuintes" e acrescenta que o PS "devia conhecer perfeitamente a situação financeira do chamado setor empresarial do Estado" que o atual Governo do PSD encontrou "com um passivo acumulado superior a 30 mil milhões de euros".

"Há beneficiários que me parecem mais ou menos evidentes nesta decisão"


Segundo disse hoje à Lusa o deputado do PS, Manuel Seabra, foi com estranheza que os socialistas reagiram à decisão do Governo, já que a transmissão de um jogo por semana do campeonato principal de futebol num canal aberto constava dos despachos com a lista de eventos de interesse generalizado.
"Muito estranhamos a retirada, nesta fase, dos jogos da I Liga", acrescentou, destacando que apenas existe um canal na televisão paga com o exclusivo das transmissões deste campeonato e que esta decisão de Miguel Relvas "cruza com interesses que têm de ser explicados".
"Há beneficiários que me parecem mais ou menos evidentes nesta decisão", sublinhou, realçando ainda que está em causa um desporto que mobiliza e tem importância para uma "parte significativa da população". Manuel Seabra escusou-se, porém, a "qualificar" a decisão do ministro Miguel Relvas, antes de o próprio explicar os seus fundamentos.
A transmissão de um jogo por jornada do campeonato nacional de futebol da I Liga deixou de estar incluída na lista de eventos de interesse público, segundo um despacho do ministro Miguel Relvas de final de outubro.
Este ano, pela primeira vez e mesmo antes da decisão do Governo, os jogos de futebol da I Liga não estão a ser transmitidos em canal aberto, uma vez que a RTP, SIC e TVI não fizeram qualquer proposta sobre os direitos de transmissão.
De acordo com o despacho, os acontecimentos que devem ser qualificados de interesse generalizado do público são os jogos oficiais da Seleção Nacional A de futebol, o final da Taça de Portugal de futebol, a Volta a Portugal em bicicleta e as participações de atletas portugueses, bem como das seleções nacionais A, na fase final dos Campeonatos do Mundo e da Europa das diversas modalidades desportivas.
Também estão incluídas as finais de competições internacionais entre clubes em que participem equipas portuguesas nas modalidades de andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol e atletismo.
 http://expresso.sapo.pt/relvas-justifica-exclusao-dos-jogos-de-futebol-da-rtp=f766097#ixzz2Bzo3DtbV

____________________________________
 Pois, pois.
No meio disto convem não esquecer as jantaradas do DR. Relvas, com o Oliveira da sporkoTV e com o Corrupto Pinto da Costa. É que nestas coisas, que se saiba, não há jantaradas gratis.

Sem comentários:

Enviar um comentário